7 de maio de 2013

Comemoração com emoção



No dia 24 de abril de 2013, o Departamento de Ciências Sociais e Humanas/Expressões assinalou os 39 anos sobre a Revolução dos Cravos. As comemorações desenvolveram-se por diversos espaços da EPADRV. Na Biblioteca da Escola está a decorrer uma exposição de livros, filmes e álbuns de música alusivos à Revolução e na Sala de Convívio dos alunos está patente, até dia 1 de maio, uma exposição intitulada 25 de Abril, 25 Fotos – O Filme dos Acontecimentos.
Nas palavras de Fátima Crisóstomo, Coordenadora do Departamento, “porque é de memória(s) que trata esta comemoração do 25 de Abril, impõe-se transmitir às gerações mais novas o que tanto custou a conquistar” foram dinamizadas, pelas docentes de Área de Integração, duas sessões “À conversa com…” dirigidas a toda a comunidade escolar. Nestas sessões foram explanados o antes, o dia e o depois da Revolução, foram ouvidas as palavras dos nossos poetas de Abril, como Manuel Alegre e Ary dos Santos e entoadas músicas que marcaram este período belíssimo da nossa história. Esta “conversa agendada” extrapolou qualquer previsibilidade e houve momentos de grande emoção, de partilha intensa de quem viveu de perto a Guerra, a Descolonização e a própria Revolução. Momentos emotivos, em que as palavras não saíam e a voz se embargava, para aqueles que queriam explicar a uma jovem plateia aquilo que, segundo Adélio Reis “vocês não conseguem imaginar que tempos eram aqueles. E ainda bem!”. A riqueza de testemunhos, o interesse manifestado por todos os que assistiram deixou a sensação de um “pois, soube-me a pouco!”, como diria a canção.
Ainda a assinalar este dia de abril primaveril houve uma ementa ajustada pelo Polo de Restauração e Turismo que incluiu no seu cardápio uma Sala de Cravos, um Creme da Liberdade, um peixe de Luta Continua e uma sublime sobremesa Depois do Adeus.

(Liliana Simões)



Sem comentários: