5 de maio de 2015

Escolíadas 2015- Memórias 25 anos

No passado dia 02 de maio, a EPADRV esteve presente na 3ª sessão do Polo II a disputar, juntamente com a Escola Secundária da Mealhada e a Escola Secundária da Gafanha da Nazaré,  aquele que é, segundo Cláudio Pires, "um espaço de experimentação artística e cultural aos alunos do ensino secundário de escolas da região Centro, oferecendo-lhes acesso às melhores salas de espetáculos da região, disponibilizando todos os meios humanos e materiais da associação e das respetivas salas, proporcionando oportunidades únicas a todos os envolvidos no projeto" - as Escolíadas.
Sublinhe-se que desde 1997 que as Escolíadas são formalmente consideradas um evento de “Interesse Cultural”, o que confere vantagens de mecenato a quem apoia o evento.

No ano em que a EPADRV comemora 25 anos de existências, o tema escolhido "Memórias".
Infelizmente não passamos à fase seguinte, mas foi, e continuará a ser, para nós, um orgulho poder participar naquele que é um dos maiores eventos escolares e artísticos.

A Escola Profissional de Agricultura de Vagos (EPAV) foi fundada em Setembro de 1989, com estatuto de natureza pública, por contrato-programa celebrado ao abrigo do Decreto-Lei n.º26/89, de 21 de Janeiro, entre o Ministério da Educação e três entidades promotoras, a saber, a Câmara Municipal de Vagos, a Cooperativa Agrícola de Vagos CRL e a Escola Secundária de Vagos.

Após a construção das novas instalações, a Escola transfere-se da zona urbana, sede de concelho, para a freguesia da Gafanha da Boa-Hora, localizada no noroeste do município, cobrindo uma grande faixa da Beira Litoral. Em Maio de 2000, ao abrigo da Portaria nº 277/2000, a EPAV transforma-se em Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos (EPADRV) e passa a ser reconhecida como entidade pública, integrando-se na rede de estabelecimentos de ensino oficial do Ministério da Educação. Esta é considerada a primeira e principal conquista da Escola.

A Escola tem sido procurada por alunos, não só da região, mas também de outras zonas do país e do mundo. Com dezenas de protocolos estabelecidos, a Escola é visitada diariamente por crianças, jovens e adultos que usufruem do espaço, proporcionando momentos de momentos de aprendizagem e lazer. Estando sempre atenta à realidade do concelho e da região e às mudanças globais a EPADRV, ao longo destes anos, tem vindo a diversificar a sua oferta formativa.
Missão: Promover o desenvolvimento integral dos alunos através da maximização das potencialidades educativas; desenvolver um conjunto de aprendizagens em diferentes áreas que visem a aquisição de aptidões básicas de comunicação e aprendizagem, o desenvolvimento intelectual, a autorrealização, o bem-estar físico e emocional, a educação para a cidadania, a formação moral, as aptidões vocacionais e profissionais, a criatividade e educação artística, afirmando-se como um espaço onde se vive, onde se aprende, onde se constrói e se prepara para a vida.

Esta peça de teatro conta a história de um homem que, marcado por episódios maus na sua vida, entra no esquecimento.
As figuras são as lembranças intermitentes da memória que irão tentar libertar o personagem principal do esquecimento. Ao longo da peça, haverá a luta constante entre o esquecimento e a vontade de lembrar.
As personagens que se encontram nas molduras representam o inconsciente / o pensamento do personagem principal, a viagem das recordações!
Mas a viagem não acaba nunca!
O fim da viagem é apenas o começo de outra.

Duração :10 minutos (aprox.)
. Título : 25 anos com memória
. Texto Original .Ana Madalena e Olívia Petronilho
. Encenação .Ana Madalena e Olívia Petronilho
. Cenografia e Figurinos .Colaboração de toda a Equipa
. Personagens .João Alves (pessoa); Ísis Santos (amada);Cassiano Andrade (memória 1);Pedro Rocha (memória 2)
Prova de Pintura- As Memórias são como pedaços de corda de arte xávega que vagueiam no mar. As ondas revoltas fazem emergir as lembranças das nossas derrotas e atiçam tempestades, arrastando consigo redes pobres e vazias. Ondulações suaves trazem recordações que nos dão alento, alegria e esperança para mais um dia de aventura e desafio na viagem da Vida.
Simbolizando os cursos existentes na EPADRV, a obra representa o protagonismo das Memórias no nosso percurso de vida e impele cada um de nós a viajar no sonho e na imaginação, semeando, assim, Memórias para as gerações futuras.
A dança, enquanto forma de expressão artística, pode passar mensagens fortíssimas que vão para além do universo das sensações. Ela pode representar também a memória - e a identidade - de um determinado grupo no espaço e no tempo. Quem somos, quem fomos, onde estivemos e onde estamos, como e porque existimos. Se a dança mostra o fulgor e o significado do agora, no presente, pode transmitir também a lembrança de um passado, de um começo, de uma origem. Pode mostrar todos os quandos... Nesta prova, a EPADRV traz-vos o quando, o como, o onde e o porquê de uma escola, de um projeto, de uma identificação cultural, de um sonho, de um voo que é o ir sempre mais longe.
Na prova de Claque a memória é capturada pelo esquecimento. No intuito de recuperar a memória, as distintas lembranças lutam com o esquecimento e libertam-na. No final, celebram a libertação com danças tribais.
Vejam-se as fotos na página do facebook

Os 16 espetáculos do concurso decorrem durante cerca de dois meses, nos palcos do CAE Figueira da Foz, Teatro Aveirense, Centro Cultural de Ílhavo e Multiusos de Viseu e atraem mais de 12 mil espetadores, na sua esmagadora maioria alunos e professores do "secundário" e encarregados de educação.

Este ano o certame recebeu o certificado de “Iniciativa de Elevado Potencial de Empreendedorismo Social”, no âmbito do Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social em Portugal. Mais de quatro mil iniciativas foram identificadas, mas apenas 134 receberam esta honrosa distinção.

Números:

25 edições
202 noites de espetáculo
+ de 33.000 alunos e professores
38 escolas
21 concelhos (distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra e Viseu)
+ de 15.000 média de espetadores/ano
150 referências na comunicação social (média anual)

1 comentário:

Lewis disse...

Dança EPADRV Escoliadas 2015 - Espiritual Gambler Mix
https://www.mixcloud.com/Espiritual-Gambler/dan%C3%A7a-epadrv-escoliadas-2015-espiritual-gambler-mix/