24 de março de 2014

Semana da Leitura da EPADRV

Desafio de Partilha

A Semana da Leitura decorreu entre 17 e 21 de março na comunidade educativa e fora dela.
            Ao longo da semana, a Biblioteca Escolar proporcionou aos alunos uma exposição permanente de leituras recomendadas, direcionadas para as várias faixas etárias. A Feira do Livro dos anos anteriores deu lugar este ano à atividade Dou um Livro, Recebo um Livro que consistia, como a própria designação o indica, em ofertar um livro acompanhado de uma mensagem em troca de outro, dentro dos disponíveis na “banquinha de trocas”, instalada no Polo de Restauração e Turismo, que esteve assim ao dispor dos da casa e dos visitantes. De onde em quando, as aulas foram interrompidas para dar lugar à voz de alguns alunos que quiseram partilhar Momentos de Leitura em Sala de Aula – poemas de temáticas várias, ditos ou dialogados / dramatizados.
No dia 18 de março, no Auditório, os alunos estiveram À Conversa com o Escritor / Ilusionista Filipe Monteiro que, num tom coloquial, cativou os alunos para a leitura da sua última obra, de particular interesse para os adolescentes: “O Segredo dos Candeeiros” – um misto de aventura e de conhecimento científico, resultante da formação do escritor e do seu manifesto interesse pela investigação. Esta apresentação culminou num momento de ilusionismo que muita intriga causou nos alunos. Seguiu-se uma outra conversa, encetada pela professora Fátima Laouini, que apresentou Outra Perspetiva da Escrita, mais precisamente relacionada com o Blog da Escola. Apresentou, por um lado, os entraves que podem condicionar a manutenção desta forma de comunicação e por outro, a riqueza que está no desafio de nos podermos exprimir livremente. Convidou assim os alunos a serem visitantes assíduos e a terem parte ativa no Blog da EPADRV.
No dia 19 de março, decorreram as Olimpíadas da Ortografia, executadas em suporte informático, o que permitiu apurar os vencedores com celeridade. Os três primeiros lugares receberam um prémio comum de um livro; o primeiro e segundo prémios foram complementados com oferta de um almoço para duas pessoas e uma pessoa, respetivamente, no Polo de Restauração e Turismo.  
A Deambulação Poética, atividade de partilha por excelência, decorreu no dia 20 de março. Alunos e professores voltaram a ser fervorosamente acolhidos, quer pelas crianças, quer pelos idosos da Santa Casa da Misericórdia de Vagos e da Associação Boa Hora. Os poemas ditos e cantados foram selecionados e preparados, respeitando a faixa etária do público a que se destinava. O inesperado desta saída foi a emoção notória de uma idosa, depois de ouvido um poema em versão Rap. O grupo concluiu, com satisfação, que, por vezes, vale a pena arriscar. 
A Semana da Leitura encerrou com o Almoço Temático das Línguas, destinado a todos os interessados (comunidade educativa e visitantes). A ementa contemplava pratos típicos de França, Espanha, Inglaterra e Portugal e ao dispor dos convivas, estiveram folhetos explicativos da origem de cada prato, com as respetivas lendas, em cada uma das mesas.
            Sentimento de partilha conseguido, aguarda-se agora a Semana da Leitura do próximo ano letivo, com estas ou outras atividades, sempre com o objetivo de as tornar cada vez mais motivadoras e enriquecedoras, despertando nos alunos a curiosidade e o prazer de aprender.    
A Coordenadora do Departamento de Língua, Paula Sousa

Veja as fotos na nossa página do facebook

Sem comentários: