17 de março de 2014

EPADRV na Qualifica 2014

Quatro dias a valorizar o ensino profissional

A edição 2014 da Qualifica contou mais uma vez com a presença da EPADRV, que, para além do seu stand institucional, participou na mostra coletiva da APEPA – Associação Portuguesa das Escolas Profissionais Agrícolas. Neste espaço conjunto, entre 13 e 16 de março, de quinta a domingo, a EPADRV, em colaboração com as escolas profissionais agrícolas públicas da região norte e centro DO PAÍS, instalou a simulação de uma quinta com animais, hortas e jardins, bem como um mercado de produtos agrícolas.

Neste certame, que decorre anualmente na EXPONOR, em Matosinhos, a EPADRV faz a divulgação e promoção dos seus cursos, das suas valências e potencialidades, ao mesmo tempo que mostra as competências dos seus formandos. No seu espaço expositivo deste ano, realça-se os cursos que marcam mais significativamente a atual oferta formativa: a Gestão Equina, a Produção Agrária e a Restauração. A estrela da companhia foi a alegre e sensual Esmeralda, a vaquinha de peluche que fez as delícias de toda a gente e foi a grande protagonista das fotos e das famigeradas “selfies”. Para além dos formandos que fazem o acolhimento, as vendas e que apoiam os animais e o manto vegetal, brilharam na Feira os alunos de Restauração, responsáveis pela demonstração das aptidões, quer na cozinha, quer no bar.

No seguimento de um projeto iniciado no ano passado, a APEPA volta a assegurar um espaço aprazível e de promoção da ruralidade e que já é emblemático da QUALIFICA. A EPADRV abraçou essa ideia e tem-se notabilizado nessa participação, assegurando a permanência de variados animais e a construção e montagem das estruturas. Na prática, trata-se de criar uma pequena “quinta” em que os recintos com cavalos, vitelos, ovelhas, cabras, aves de capoeira, coelhos, etc., se harmonizam com canteiros de hortícolas e jardins, em percursos por onde evoluem os visitantes. Neste ano, a novidade foi a inclusão de um “mercado comum”, composto por bancas de vendas onde se comercializam os produtos com origem nas escolas profissionais.
Veja o álbum de fotos in Facebook

 Miguel Tomás

Sem comentários: