16 de março de 2015

Seminário "Como escolher o melhor parceiro genético para um efetivo bovino"

Depois do 1º Curso Certificado "Tratamentos podais e correção de cascos" (22 e 29 de novembro/2014) e do seminário sobre Procross em bovinos "uma nova tendência genética"(15 de janeiro/2015), EPADRV continua a apostar na Formação complementar dos alunos de Produção Agrária, desta vez com o Seminário subordinado ao tema "Como escolher o melhor parceiro genético para um efetivo bovino".

A atividade, destinada aos alunos do 10. 11º e 12ºanos do curso de TPA, e aberta à comunidade exterior, decorreu no passado dia 12 de março e teve como orador convidado a Dra. Adriana Machado, da Alta Genetics. 


O seminário consistiu, sobretudo, numa abordagem primária ao conteúdo de um catálogo de touros e análise de provas destes animais, simplificando a sua interpretação e tornando mais fácil, para os alunos, enquanto futuros profissionais, proceder a uma escolha acertada do parceiro genético para um efetivo bovino.

Neste sentido, além do conhecimento dos parâmetros a avaliar, foi possível também fazer a  leitura da prova de um touro e reconhecer as vantagens que poderão advir da sua descendência. 

Seguida por olhares atentes e curiosos, a Eng Adriana Machado abordou ainda as vantagens da "Genómica", como uma boa alternativa para o melhoramento genético de uma exploração, e forma de obtendo resultados mais rápidos e economicamente viáveis.

Os conhecimentos adquiridos durante este seminário tornar-se-ão com certeza uma mais valia para as aulas lecionadas pela médica veterinária, Dra. Teresa Valente, mas sobretudo um alargamento de pespetivas futuras profissionais para os alunos. 

Sem comentários: