22 de fevereiro de 2015

Alunos do Curso de Produção Agrária da EPADRV aprendem a preparar e a manejar bovinos para concursos

Nos dias 13, 14 e 15 de fevereiro decorreu, no polo Equestre da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos (EPADRV), o Curso de Preparadores e Manejadores de Bovinos certificado pela Associação Produtores e Criadores da Raça Frísia - APCRF, direcionado para os alunos do 11º e 12º ano do Curso técnico de Produção agrária.
Nesta formação, destinada à preparação e apresentação de bovinos da raça Holstein Frísia, para que possam evidenciar as suas qualidades, alcançando melhores resultados em competição, os alunos aprenderam a observar no animal quais as características que o aproximam do tipo ideal e a conduzir e a controlar estes bovinos.


Na opinião do Eng. Pedro Campos, formador deste curso, também ele preparador e manejador de larga experiência Profissional a área, “a EPADRV está de parabéns pela iniciativa”. “Quando há alguns anos também quis começar a fazer este mesmo curso, tive de me deslocar a Espanha, por isso, fico contente que os alunos aproveitem esta oportunidade”.
Segundo Pedro Moura, aluno do 12ºano de Produção Agrária, reconhece que se tratou de mais uma iniciativa que vem acrescentar valor à minha formação” e que “o facto de ser certificada pela APCRF vem trazer um toque de excelência ao curso!”


Também Gonçalo Andrade, aluno da mesma turma salienta que “esta é uma excelente oportunidade para aprender a preparar e a manejar animais em concurso. Além disso, será mais uma formação que irá enriquecer o meu currículo e também as minhas capacidades enquanto futuro técnico!
À semelhança de outras iniciativas, como o 1.º Curso Certificado “Tratamentos podais e correção de cascos” e do “Seminário sobre a técnica genética do Procross em bovinos”, esta formação visa alargar o horizonte formativo dos alunos do Curso de Produção Agrária, constituindo uma formação complementar ao Plano Curricular do Curso.
A próxima formação já está marcada para o dia 02 de março, com a formadora Ariana Machado, engenheira zootécnica, sobre a melhor forma de escolher o parceiro genético para bovinos, na qual os alunos aprenderão a interpretar e descodificar os catálogos de bovinos.

Sem comentários: