31 de janeiro de 2013

Parlamento dos Jovens

No dia 22 de janeiro, realizou-se no Auditório da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento de Vagos, a Sessão Escolar do Parlamento dos Jovens subordinado ao tema Os Jovens e o emprego, que futuro?”.
O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, que decorre em todas as escolas do país, tendo como grandes objetivos a Educação para a Cidadania e a promoção da consciência democrática.
Após apresentação de três medidas pelos deputados eleitos, foi aberto o debate. Comprometidos com este processo de reflexão crítica, os alunos demonstraram uma postura assertiva e capacidade argumentativa.
O debate terminou com a eleição de três deputados, que na Sessão Distrital irão defender o Projeto de Recomendação da escola com três medidas aprovadas.

Projeto de Recomendação

1º MEDIDA - CRIAÇÃO DE POSTOS DE TRABALHO/LIMPEZA AMBIENTAL, porque o Estado não tem condições para, neste momento de crise, criar mais postos de trabalho, é necessário otimizar recursos e canalizar os desempregados  para situações que necessitam de mão de obra. Por exemplo, no combate aos incêndios dado que  país tem tido muitos incêndios que têm conduzido a muita destruição das matas. Também é preciso a limpeza dos rios que se encontram poluídos.
2ª MEDIDA - MAIS FISCALIZAÇÃO DOS SUBSÍDIOS ATRIBUÍDOS, porque estes subsídios estão a ser atribuídos aos seus requisitantes sem serem ajustados.
3ª Medida - MAIS FORMAÇÃO A NÍVEL PROFISSIONAL, porque se deve apostar na formação a nível profissional nos cursos em que há saída profissional, nomeadamente contabilidade. Muitas vezes há empresas que dão falência devido ao facto de não terem técnicos de contabilidade. Muitos empresários estão na gestão das empresas mas não sabem como as gerir.

Deputados eleitos:
Efetivos:
Elias Trindade -11º ano de Técnico de Manutenção Industrial
João Sarabando – 11º ano de Técnico de Restauração
Suplente:
Pedro Almeida – 11º ano de Técnico de Restauração
Candidato à presidência da mesa da Sessão Distrial: Amadú Dafé
(Liliana Simões)


Sem comentários: