15 de março de 2016

Professor Dr. João de Mancelo na Semana da Leitura da EPADRV


A Semana da Leitura decorreu entre os dias 1 e 3 de março na EPADRV e foi assinalada com uma série de atividades dinamizadas pelo Departamento de Línguas, como é habitual. Assim, no primeiro dia, de manhã, a escola acolheu o escritor, poeta e ensaísta Prof. Dr. João de Mancelos e a sua Oficina de Escrita Criativa, no auditório, que contou com a presença de muitos alunos e professores. Depois da apresentação da biografia e obra do orador, a oficina consistiu na abordagem de vários pontos essenciais ao ato criativo de escrever, quer se trate de contos, romances ou outros e abriu pistas para a escrita enquanto arte, resultante de fatores como talento, técnica e trabalho. No final, as perguntas da audiência surgiram, terminando a atividade com a interação entre o autor e o público presente na oficina.
Prof. Dr. João de Mancelos, com as docentes organizadoras da atividade e os alunos participantes na Oficina de Escrita
No segundo dia, a escola foi animada com um Peddy-Paper matinal, com percurso pelas diferentes valências da escola e subordinado à temática literária e da língua portuguesa, e contando com um total de 16 equipas participantes. Nos vários pontos, pequenos grupos de docentes e alunos encorajavam os concorrentes, ao mesmo tempo que eram distribuídas e recolhidas as tarefas. 
Alunos Alexandre e Rodrigo, do 10º ano do Curso de Produção Agrária, durante uma paragem - Peddy-Paper

Já no dia 3, houve lugar para a segunda edição das Ortografíadas, atividade que pretende divulgar e promover o correto conhecimento da ortografia portuguesa e também das várias línguas estrangeiras que fazem parte do currículo escolar na EPADRV. A adesão foi muito positiva, com um número significativo de alunos participantes e com uma percentagem elevada de alunos com respostas corretas, excedendo as expetativas do júri tendo em conta a dificuldade da prova, nomeadamente a de português.

Sem comentários: