15 de março de 2016

EPADRV proporciona mobilidade de docentes, funcionários e alunos no estrangeiro

PARCERIAS ESTRATÉGIAS ERASMUS +

Sempre disponível para novos desafios, a EPADRV participa no programa ERASMUS +, uma iniciativa que permite aos seus alunos, professores e funcionários viajarem para outros países,nomeadamente, Espanha, França e Itália, possibilitando-lhes a oportunidade de estudarem, trabalharem, fazerem formação e adquirirem ou desenvolverem competências profissionais.
Abrangendo os vários países que constituem a União Europeia, o programa ERASMUS deve o seu nome ao filósofo, teólogo e humanista Erasmo de Roterdão, nascido em 1466 na cidade que lhe deu o nome. Erasmo viajou por toda a Europa em busca do conhecimento e de perspetivas que só o contacto com outros países lhe poderia proporcionar. Nunca deixou de estudar.
Inspirada no mesmo princípio, a mobilidade Erasmus + é destinada a apoiar as atividades de educação, formação, juventude e desporto em todos os setores de aprendizagem ao longo da vida, incluindo a formação profissional.
Estão envolvidos neste programa 25 elementos da comunidade educativa, entre alunos, professores e funcionários de diferentes áreas de formação, que terão a possibilidade de estagiar, estudar e trabalhar em diversos países europeus, como Espanha, França, Itália, Holanda e Inglaterra. O desafio, iniciado a 1 de julho de 2015, terminará a 31 de maio de 2016.
Muitos já regressaram e trouxeram consigo inúmeras aventuras, amizades e histórias para contar! Outros apenas agora iniciarão a aventura!

TESTEMUNHOS
Otília Rocha, Assistente Operacional – Florença, Itália
Em primeiro lugar tenho de agradecer à EPADRV esta oportunidade.
Estas duas semanas vão fazer parte das minhas memórias como uma grande aventura cheia cultura, conhecimentos, amizades e trabalho. Aventura, pelo facto de interagir com uma realidade diferente da nossa, ainda que no mesmo contexto; cultura, pelas visitas às cidades emblemáticas carregadas de história, tradições e lendários monumentos; amizade, pelo grupo que partilhou comigo esta aventura, que no final já era uma família.
Foram catorze dias de trabalho e de lazer que recomendo  a toda a comunidade. Caso haja oportunidade, espero repetir.
Obrigada, EPADRV!
À direita, D. Otília Rocha
Sílvia Neves e Miguel Calado - Earl Deboise, França
Foi com uma grande satisfação que embarcamos no mês de junho rumo a uma etapa de grande importância na nossa vida escolar. Foram três meses fantásticos que fecharam um ciclo de três maravilhosos anos na EPADRV, onde crescemos enquanto futuros profissionais, mas sobretudo enquanto pessoas.
Foram três meses com altos e baixos, que nos deram uma grande perspetiva do que é o mundo profissional além-fronteiras, mas que foram sobretudo muito gratificantes pois estivemos sempre rodeados de excelentes pessoas que nos apoiaram em todos os momentos.
Resta-nos agradecer à EPADRV pela oportunidade que nos foi dada e esperar que iniciativas como esta continuem, pois só valorizam a formação de cada estudante.
Aluna do Curso de TPA  em Erasmus - Sílvia Neves
Adelaide da Cruz, Marisa Guiomar, Eng.João Marques - CI Agroforestal de Pamplona, Espanha
Os 3 graus exteriores não resistiram à calorosa receção que nos foi feita pelo diretor do CI Agroforestal de Pamplona, Sr. Miguel Ángel Jordan.
Após uma reunião preliminar, onde nos elucidou brevemente sobre o funcionamento da escola e os cursos lecionados, levou-nos a uma visita pelas instalações da mesma. Aproveitou a oportunidade para nos informar da intensa ligação com empresas, instituições e até governo de Navarra, o que permite ao Centro maior autonomia.

Estes primeiros momentos de trabalhos com os colegas espanhóis superaram as expetativas, quer pela disponibilidade demonstrada quer a nível de tempo, de informação e até mesmo de partilha de materiais pedagógicos. Esta troca de saberes e experiências será, sem sombra de dúvida, uma mais-valia para a nossa prática pedagógica e profissional enquanto docentes. Contactar com realidades de formação diferentes mas similares permite-nos ter uma perspetiva mais abrangente do ensino profissional em Espanha, facultando-nos práticas inovadoras que poderão ser passíveis de aplicar com os nossos alunos.


Sem comentários: