21 de novembro de 2015

Mestre de equitação Jorge Santos no Polo Equestre da EPADRV

Para enriquecimento da formação na disciplina de Equitação, no passado dia 20 de novembro (sexta-feira) o Polo de Formação Equestre da EPADRV recebeu a visita do Mestre de Equitação Jorge Alexandre Costa Santos, que amavelmente se disponibilizou para dar uma aula prática prática aos alunos do 10º, 11º e 12º anos do Curso Técnico de Gestão Equina.


A disciplina de Equitação assenta fundamentalmente numa formação conjunta e integrada do aluno (cavaleiro) e do cavalo. Ao aluno (cavaleiro) pretende-se transmitir os conhecimentos essenciais e desenvolver as capacidades necessárias à utilização do cavalo nas suas múltiplas funcionalidades e possibilidades. O cavalo tem de ser ensinado e preparado para que a sua utilização seja possível, por parte do aluno (cavaleiro). 


Desde logo se entende que a formação do cavaleiro (aluno) e do cavalo têm lugar, normalmente, em simultâneo, o que confere ao ensino desta disciplina uma especificidade única. Para além do atrás referido, acresce ainda que cada aluno tem diferentes capacidades e aptidões e utiliza cavalos que apresentam características muito diversas, quer do ponto de vista morfofuncional e temperamental, quer ao nível do “grau de ensino”, pelo que, na disciplina de Equitação, o ensino deve ser personalizado.

Sem comentários: