29 de junho de 2015

Provas de Aptidão Profissional refletem o espírito empreendedor dos alunos

Os alunos do 12ºanos dos Cursos de Produção Agrária, Restauração, Gestão Equina e Turismo Ambiental e Rural da EPADRV apresentaram durante o mês de junho as suas Provas de Aptidão Profissional.
De acordo com a sua área de formação, em grupo ou individualmente, os alunos apresentaram propostas de intervenção na escola ou projetos que visam a implementação de modelos de negócio adequados ao contexto profissional da sua formação.

Na área da Restauração, destacaram-se duas propostas de intervenção na escola, nomeadamente a criação de um Menu Comemorativo dos 25 anos da Epadrv e a Criação (proposta) de uma alternativa saudável à ementa da cantina escolar, além de projetos empreendedores que passam pela implementação de espaços gastronómicos na região de Aveiro e Coimbra, destacando-se, entre outros, a Criação de uma chocolataria, enquanto espaço cultural, ou de uma unidade de restauração dedicada ao tema BD (banda desenhada).
Criação de um cholataria, enquanto espaço cultural
Na área do Turismo, as propostas contemplaram a implementação de projetos, não só no espaço local e regional, que visam promover a Casa Gandareza, a arte Xávega ou o Turismo Equestre, mas também internacional, nomeadamente na Guiné-Bissau, através da promoção gastronómica, cultural e paisagística. 
As Potencialidades Turísticas em Vagos
Na área da Produção Agrária, dependendo da variante vegetal ou animal, na qual se inserem os alunos, os projetos tiveram em conta a promoção de produtos produzidos na EPADRV, como o mel, e a criação de explorações agro-pecuárias de bovinos Leiteiros e da raça Marinhoa e o cruzamento Procross em caprinos leiteiros. Destaque também para uma experiência inovadora que conseguiu provar a influência da introdução do tenébrio como alimento alternativo de galinhas poedeiras, na qualidade/ produtividade dos seus ovos.
As potêncialiadades do mel da EPADRV
Na área da Gestão Equina, os alunos deram preferência aos projetos de intervenção na escola, apresentando propostas que pretendam promover a formação na área equina e projetar o nome da EPADRV, enquanto escola de referência no espaço equestre. Neste sentido, destacam-se os projetos que consistiam na criação de um Percurso de Obstáculos Fixos de Nível Preliminar e de um Sistema de Rega no Picadeiro  Coberto do Polo Equestre, ou no plano de Manutenção e Reabilitação das Zonas dos Duches dos Equinos. 
Entre outros projetos apresentados, realce-se a criação da Reprise da EPADRV, um espetáculo equestre que já foi apresentado ao público na RIATOUR, em Aveiro, e nas comemorações do 25 de abril, na Escola. 
Projeto para a criação de uma Pista de Cross na EPADRV

Sem comentários: