20 de março de 2015

Visitas internacionais complementam formação curricular

Consciente da importância que as feiras internacionais e o contacto com empresas de referência assumem na formação profissional dos seus alunos, a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos (EPADRV) continua a apostar nas visitas de estudo internacionais como forma de complementar os planos curriculares dos diversos Curso. 
Além das visitas às feiras internacionais, os programas das viagens contemplaram também uma componente cultural, integrando visitas a zonas turísticas e histórias das cidades.
Na opinião dos alunos, estas visitas são uma oportunidade única de estarem em contacto com empresas de referência no mundo empresarial internacional e de enriquecerem a sua formação profissional. 
Segundo os diretores de curso e os responsáveis pela organização das visitas, estas são, sem dúvida, uma mais-valia e uma oportunidade única para os alunos.

VISITA DE ESTUDO A DOUAI, FRANÇA (janeiro)
Curso Técnico de manutenção Industrial e CEF de Serralharia Civil

PRINCIPAIS PONTOS DE INTERESSE:
. GAYANT Expo, uma das maiores feiras internacionais de maquinação, na área da Manutenção Industrial
. Várias empresas da área, nomeadamente a ETCI e a ARETEC, ambas localizadas na Zone Industrielle les Renardières, Lens.
. Lycée D'Enseignement Professionnel Jean Moulin


“ (…) Enquanto Diretor do Curso Técnico de Manutenção Industrial devo referir a importância que este tipo de visitas representa para os alunos e professores acompanhantes, não só a nível profissional, mas também a nível cultural e de convivência . Assim, esta visita de estudo constituiu uma mais-valia para consolidação dos conhecimentos dos alunos, obtidos nas aulas ao longo de todo o percurso formativo, e permitiu o contacto com as várias máquinas, equipamentos e métodos de trabalho, associados às disciplinas da componente técnica. Importa ainda agradecer à Direção da Escola por ter dado a oportunidade a estes alunos de terem uma experiência, que me atrevo a dizer que será única ,e ainda agradecer aos Encarregados de Educação pela confiança depositada na Escola.
Vitor Silva, diretor do curso TMI

___________________

VISITA DE ESTUDO A MADRID, ESPANHA (fevereiro)
Curso Técnico de Restauração e Curso Técnico de Turismo Ambiental e Rural

PRINCIPAIS PONTOS DE INTERESSE:
. Feira Madrid Fusión, uma das maiores feiras  gastronómicas  internacionais. 
. Escola Superior de Artes Culinárias - Le Cordon Bleu - líder internacional no setor da restauração, hotelaria e gestão e uma das melhores escolas a nível mundial.
. Palácio Real de Madrid; 
. Valle de los Caído; 
. Museu do Prado
. Museu Centro de Arte Rainha Sofia

“A Viagem de estudo a Madrid teve como objetivo fortalecer os conhecimentos e as aprendizagens dos alunos do curso de restauração. Neste sentido foi-lhes proporcionada  a presença na Madrid Fusión, uma das maiores feiras de gastronomia internacional. Entre muitas outras experiências socioculturais pelo centro de Madrid, destaco ainda a visita à Escola Superior de Artes Culinárias - Le Cordon Bleu - líder internacional no setor da restauração, hotelaria e gestão e uma das melhores escolas internacionais. Le Cordon Bleu é considerado o guardião das técnicas da culinária francesa. Efetivamente, esta visita de estudo contribuiu para o desenvolvimento e enriquecimento dos conhecimentos dos nossos formandos, sobretudo a nível cultural, profissional e pedagógico, visto que lhes foi oferecido um grande conjunto de experiências diversificadas em contexto real, proporcionando-lhes uma aprendizagem interessante e diferente da sua rotina escolar.” 
Renato Oliveira, diretor do curso TR

“Esta visita tornou-se uma mais-valia para os alunos de Turismo Ambiental e Rural, uma vez que foi uma oportunidade única de vivenciar a Cultura, a História e a Arte de Madrid. Para alunos de um curso em que se privilegia na sua formação nas disciplinas de História da Cultura e das Artes, Turismo, Técnicas de Acolhimento e Animação e o Espanhol, a viagem tornou-se por si só muito rica em conteúdos. Os alunos conheceram os recursos e as potencialidades turísticas locais e regionais de Madrid; visualizaram o atendimento e a orientação dada, nos diferentes museus que visitaram; praticaram a língua espanhola num contexto diferente do habitual, o que se torna uma mais-valia para a sua formação linguística e técnica. Destacaram-se também neste itinerário o Parque del Retiro, onde observamos estátuas de reis de Espanha, o Valle de los Caídos, o Palacio de Velazquez, no qual pudemos ver também uma exposição de arte contemporânea, o Palacio de Cristal, o Palácio Real de Madrid, a praça Puerta del Sol onde encontramos o Kilometro 0, a Plaza Mayor e o Mercado de San Miguel, com o qual ficamos encantados. 
Dina Ribau, diretora do curso TTAR


_______________________

VISITA DE ESTUDO A PARIS, FRANÇA (fevereiro)
Curso Técnico de Produção Agrária

PRINCIPAIS PONTOS DE INTERESSE:
. Feira internacional de Agricultura
. Empresas Agropecuárias e Agroalimentares


“Mais um ano letivo em que a aposta torna a recair na continuidade da realização de visita de estudos internacionais como forma de potencializar, valorizar e complementar a formação pedagógica e cultural dos alunos que integram os mais diversificados cursos  na EPADRV. Neste sentido, o curso Técnico de Produção de Agrária rumou a Paris tendo como mote principal a visita ao Salão SIMA - MONDIAL DES FOURNISSEURS DE L'AGRICULTURE ET DE L'ELEVAGE, integrado no Salão Internacional de Agricultura de Paris. 
Destacam-se nesta atividade as visitas a um conjunto vasto de empresas agropecuárias e de transformação agroalimentar de referência, assim como a um Liceu Agrícola - congénere ao tipo de ensino agrícola ministrado na EPADRV. Houve ainda tempo para os momentos culturais e lúdicos na cidade de Paris. (…) Sem dúvida alguma uma semana rica, do ponto de vista pedagógico e cultural, traduzidos no interesse e bom comportamento demonstrado pelos alunos, que em alguns dos casos manifestaram verdadeiras intenções de realizar a sua Formação em Contexto de Trabalho (FCT) em algumas das explorações agrícolas/liceus agrícolas visitados. Era também um dos objetivos da visita reforçar laços institucionais por forma a promover e potenciar futuros protocolos de estágios curriculares internacionais. Um agradecimento especial à Direção da Escola por continuar a apostar na continuidade da realização de visitas de estudos internacionais, pelas verdadeiras oportunidades de aprendizagem que proporcionam."
Filipe Oliveira, diretor do curso TPA

__________________

VISITA DE ESTUDO A JEREZ DE LA FRONTERA, ESPANHA
Curso Técnico de Gestão Equina e CEF de Tratamento e Desbaste de Equinos

PRINCIPAIS PONTOS DE INTERESSE
Fundación Real Escuola Andaluzia del Arte Equestre

“As visitas de estudo internacionais são mais do que conhecer novas realidades, são uma forma de crescer enquanto homens e mulheres, constituem verdadeiros momentos de aprendizagem.  
Este tipo de iniciativas que a escola proporciona são uma mais-valia para todos, mas também uma forma indireta de motivar os alunos a gostarem de estudar e de continuarem a sua formação. Os alunos que participaram nesta visita embora constituíssem um grupo bastante heterogéneo, revelaram-se unidos e mostraram que são capazes de representar a escola como ela merece, com orgulho e bom comportamento. 

Concluímos que esta viagem foi claramente um momento muito enriquecedor na formação dos alunos, mas também uma excelente forma de  a escola fazer contactos futuros para lugares de estágio.”
Fernando Ribeiro, organizador da visita de estudo



1 comentário:

dribau@gmail.com disse...

Muito bom...