1 de março de 2015

EPADRV comemora Semana da Leitura

De 3 a 5 de março, decorreu, na EPADRV, a “Semana da Leitura – 25 Anos… 25 Leituras”. Este ano, o Departamento de Línguas quis homenagear a EPADRV pelos seus 25 anos de existência, através de todas as suas atividades. 
Ao longo dos três dias, a comunidade educativa teve oportunidade de colaborar na atividade “Dou um Livro, Recebo um Livro – 25 livros à Escolha…” Espera-se que, no próximo ano, haja uma adesão ainda mais forte na troca de leituras, dando consistência ao lema “ Que prazer é poder partilhar - dar e receber!” 
Atividade Dou um livro, recebo um livro

Foi lançado o desafio a alunos, professores e funcionários para criarem o Hino da EPADRV, tendo sido igualmente publicado o regulamento deste concurso. O tempo urge e continuamos à espera de mais poemas!... Uma das muitas formas de deixarmos a nossa marca e de fazermos parte da história da EPADRV... Consultem o regulamento e participem! 
As “Ortografíadas – 25 Anos, 25 Frases” (03 de março) contaram com a participação de 23 alunos. Todos os alunos participaram obrigatoriamente na prova de Língua Materna e numa prova de Língua Estrangeira, à sua escolha. As 25 frases de cada uma das provas continham informações sobre a EPADRV, estratégia lúdico-didática que permitiu aos alunos enriquecerem o seu conhecimento sobre a Escola, o seu espaço. 
O primeiro prémio foi conquistado pelo aluno João Alves, do 11º TRA. O segundo prémio foi atribuído à aluna Adriana Ferreira, do 11º TRB e ficaram em terceiro lugar, ex aequo, os alunos Daniel Izquierdo e Ricardo Martins, ambos do 11º TPA.
João Alves, 11ºTRA- 1º lugar ortografíadas 
 Fotos dos outros vencedores in facebook

No Dia das Línguas (04 de março), a EPADRV ganhou cor, com uma decoração recheada e apelativa, alusiva a Portugal, Inglaterra, França e Espanha. A meio da manhã, os alunos foram surpreendidos com um agradável lanche “poliglota”. Ao longo de todo o dia, puderam participar nas Olimpíadas das Línguas, tendo ao dispor um grande leque de atividades lúdicas de cultura geral, ligadas à Língua Materna e às Línguas Estrangeiras, ministradas na Escola. Nas várias aulas, tiveram a oportunidade de visionar filmes previamente selecionados e de interesse pedagógico. 

À conversa com o escritor/ilusionista Filipe Monteiro
A Semana da Leitura terminou elegantemente com a presença de Filipe Monteiro. Os alunos foram recebidos num Auditório decorado com 25 frases retiradas das obras do escritor, publicadas até ao momento, todas cuidadosamente selecionadas e comentadas pelo próprio e repletas de mensagem para os jovens que o ouviam. Os alunos estiveram à Conversa com Filipe Monteiro, que foi revelando algumas das suas facetas: escritor, mágico, douto em Química. Articulou a apresentação da sua publicação mais recente “Mestre Carbono, o Cientista” com demonstrações de experiências químicas e terminou com um momento interativo de ilusionismo. Duas horas de verdadeira magia, para os presentes, que se mantiveram exemplarmente no lugar, durante mais de duas horas! 

O Departamento de Línguas considera-se satisfeito por ter contribuído, com empenho, para a celebração dos 25 anos da EPADRV e agradece o precioso apoio prestado direta e indiretamente, pela Direção, por alunos, professores e funcionários, na preparação e execução das várias atividades levadas a cabo. 

Mas, ainda não terminou… Falta o Hino da EPADRV! Não se esqueçam de participar!

Regulamento do  Hino do Concurso da EPADRV


Regulamento do Concurso Poema Hino EPADRV - 25 Anos  

Artigo 1º
Objeto
O presente Regulamento estabelece as regras do concurso Poema Hino EPADRV - 25 Anos e destina-se a todos os membros da comunidade educativa: alunos, professores e funcionários.
  
Artigo 2º
                                                                                  Âmbito            

O concurso para o poema do Hino da EPADRV é da iniciativa do Departamento de Línguas, no âmbito da Comemoração dos 25 Anos da EPADRV.  

Artigo 3º
Regras do concurso

1.      O tema central do poema é Hino EPADRV - 25 Anos.  
2.      Será aceite coautoria, até ao número limite de três autores.
3.      O poema deverá apresentar regularidade métrica e só poderá ser constituído por 25 versos, incluindo o refrão.

Artigo 4º
Condições de entrega

1. Os concorrentes deverão entregar o(s) poema(s), em envelope fechado, impreterivelmente, até 11 de março de 2015, nos Serviços de Administração Escolar.
2. Não serão aceites trabalhos fora do prazo estabelecido, salvo em situações com fundamentos válidos e devidamente justificados ao Diretor da Escola.
3.      O poema não pode ser assinado; deverá, antes, ser identificado através de pseudónimo, o mesmo a constar no envelope.
4.      O concorrente receberá comprovativo de entrega.


Artigo 5º
Composição do Júri

O Júri será presidido pelo Diretor da Escola e será composto por mais dois docentes, um funcionário e um aluno. 

Artigo 6º
Competências do Júri

1.      Anular os poemas que não obedeçam às regras previstas no artigo 3º.
2.      Analisar todos os poemas aceites a concurso, observando os critérios de seleção, previstos no artigo 7º.
3.      Propor alterações ao(s) autor(es) do poema vencedor, julgadas convenientes para a articulação poema / música.
4.      Divulgar o poema vencedor em espaço físico visível, no placard do hall de entrada e do bloco de aulas; na Página e no Blog da EPADRV.
5.      Atribuir o prémio ao vencedor do concurso.

Artigo 7º
Fatores de inviabilização de participação

Serão anulados todos os poemas:
1.      que se afastem integralmente do tema;
2.      cujo número de versos seja inferior ou superior a 25 versos, incluindo o refrão;
3.      acompanhados de identificação do concorrente.

Artigo 8º
Critérios de seleção

Os poemas serão avaliados segundo os seguintes critérios:
1.      correção linguística;
2.      referências objetivas ou subjetivas às Memórias da EPADRV;
3.       estética;
4.      musicalidade.

Artigo 9º
Divulgação do poema vencedor

O(s) vencedor(es) do concurso e respetivo poema serão divulgados até 17 de abril de 2015, em local visível, nos placards, bem como na Página e no Blog da Escola.

Artigo 10º
Prémio a atribuir

O(s) vencedor(es) do concurso receberão um convite para participação no Jantar de Gala (Comemoração dos 25 Anos da EPADRV), a realizar em maio de 2015, onde será divulgado oficialmente o Hino da EPADRV.  

Artigo 11º
Casos omissos

       Os casos omissos no presente Regulamento serão resolvidos pontualmente pelo Diretor da EPADRV e pela  Coordenadora de Departamento de Línguas.



Sem comentários: