2 de fevereiro de 2015

Diário de Viagem - alunos de TR e TTAR em Espanha

Depois dos alunos de Manutenção Industrial e de Serralharia Industrial, agora são os de Restauração e Turismo Ambiental Rural que partem para uma visita de estudo inesquecível, rumo a Madrid, Espanha.  
E para podermos acompanhar esta visita, a professora Ângela Correia vai-nos fazendo diário de viagem. Acompanhem-nos e saibam exatamente o que fazem e o que visitam os nossos alunos.

1ºDia - 01 de fevereiro (domingo)
9h25:  saída da EPADRV em direção à fronteira de Vilar Formoso. 
"A paragem para almoçar, já depois da fronteira, foi o primeiro momento para praticar espanhol e testar o conhecimento linguístico dos nossos alunos."
14h: Continuação da viagem, rumo Madrid. 
"Pelo caminho vimos muitas montanhas com neve... A paisagem era lindíssima... 
20h: chegada ao Hotel hora de jantar.  
"Jantamos uma sopinha, seguida de tortillas e um docinho para terminar o nosso primeiro jantar espanhol. No final convivemos um pouquinho no lobby do hotel. Foi um dia de muitas horas de viagem, mas muito agradável" 

2ºDia - 02 de fevereiro (segunda-feira)

O nosso dia começou com um bom pequeno-almoço no hotel. Durante a manhã estivemos no Porque del Retiro onde vimos estátuas de reis de Espanha e um lago muito bonito. Entramos no museu de Velázquez, no qual pudemos ver também uma exposição de arte contemporânea muito interessante. 
Depois entramos no palácio de cristal. Aqui vimos, em exposição, uma auto-caravana trabalhada de forma artística bastante surpreendente e até um pouco assustadora. 
À tarde estivemos na feira Madridfusion e tivemos desde logo oportunidade de estarmos em contacto com a realidade gastronómica espanhola e internacional.
Por fim jantamos no hotel às 20:30."

3º Dia - 03 de fevereiro (terça-feira)

Rumo ao Valle de los Caidos fomos abençoados por uma chuva de flocos de neve e desde logo recebidos neste local sagrado com um espírito de alegria e brincadeira. Subindo a escadaria da catedral, entramos no templo e fomos envolvidos num silêncio e numa paz inexplicável. Aguardamos o terminus da celebração que decorria no momento e contemplamos a magnifica obra religiosa mandada construir por Francisco Franco.

Após o almoço, o grupo dividiu-se e o curso tecnico de turismo ambiental e rural foi conhecer o Templo de Debod, uma oferta egípcia à cidade de Madrid. O curso de técnico de restauração entrou na feira Madrid Fusion e assistiu a algumas palestras e demonstrações gastronómicas."
Turma do 12ºano TR

4º Dia - 04 de fevereiro (quarta-feira)

O dia iniciou com o render da guarda no átrio principal do Palácio Real de Madrid. Momento único, não só pela coreografia de toda a parada militar, como pela elegância e imponência da cavalaria. O requinte continuou à mesa num bom restaurante argentino, onde nos foi servido um verdadeiro manjar real. Depois de restabelecidas as energias, parte do grupo voltou a visitar a feira Madrid Fusion, e os restantes tiveram a oportunidade de contemplar as diversas obras do Palácio Real de Madrid como, por exemplo, as obras de Picasso e Miró. Ainda houve tempo para ver todo o movimento da Estação de Atocha, não só pela sua dimensão arquitetónica como também pelo simbolismo que representa. Sem duvida alguma, um dia riquíssimo...



5ºDia - 05 de fevereiro (quinta-feira)

Hoje "empezamos" por observar a formação e toda a estrutura técnica da Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Madrid. Fomos muito bem recebidos e verificamos que estamos muito próximos deste belo exemplo de formação.
Seguidamente, fomos para Puertas del Sol, onde vimos a estátua do urso e o medronheiro. Presenciamos a animação de rua e encontramos o Kilometro 0. Passamos na Plaza Mayor e depois ficamos encantados com o Mercado de San Miguel. Fomos ainda à praça da ópera. Por fim compramos alguns "recuerdos".


6º Dia - 06 de fevereiro (sexta-feira) 

O dia ficou marcado pela visita a uma das mais importantes Escolas Superiores de Artes Culinárias - Le Cordon Bleu , mas e pelo encontro com a nossa conterrânea Rita, vencedora do Masterchef. 
No entanto, houve ainda tempo para contemplar diversas obras de arte no Museu do Prado e para admirar a Catedral da Virgem de Almudena.


7ºDia- 07 de fevereiro (sábado)

Depois do pequeno-almoço, deixamos Madrid rumo a Portugal. Passámos pela zona de Ávila que estava linda com as suas montanhas "vestidas" de branco. Paramos em Salamanca para almoçar no centro histórico desta cidade universitária. Assim, tivemos a oportunidade de contemplar a arquitetura de alguns edifícios e monumentos, principalmente, Plaza Mayor, Catedral Vieja, Catedral Nueva e Casa de las Conchas. Procuramos ainda a Ranita de la Suerte na fachada da Universidade de Salamanca. 
Depois retomamos a nossa viagem. Ao passar a fronteira ficámos muito felizes pois já estávamos com muitas saudades de tudo e de todos. 
Estamos de volta..



Acompanhem o álbum de fotos no Facebook

Sem comentários: