27 de janeiro de 2015

Diário de Viagem - Visita de Estudo a Douai, França

6ºDia - 30 de janeiro (sexta-feira)

Hoje o dia ficou marcada pela visita a duas empresas do mesmo grupo, uma de nome ETCI e outra ARETEC, ambas localizadas na Zone Industrielle les Renardières, 62300 LENS.
A Empresa ETCI dedica-se à área da Serralharia Civil e a Empresa Aretec à construção de máquinas Industriais.
in Lycée D'Enseignement Professionnel Jean Moulin
O relato de viagem de hoje é da responsabilidade do aluno do 11ºano de TMI, Bruno Cá e do formador/professor e Diretor do Curso de Manutenção Industrial, Vitor Alexandre:

Segundo Bruno Cá, "a primeira empresa produz equipamentos industriais em inox, que podem ter até 17 metros de altura e está equipada com muita maquinaria de grande porte como, por exemplo, quinadeiras, calandras, guilhotinas, máquinas de soldar e dois robôs, um de soldadura TIG, e outro de soldadura por arco submerso. e o Diretor de Curso acrescenta que "as cubas produzidas na empresa podem ter a altura de dezassete metros e que quando isso acontece a Empresa é obrigada a retirar o telhado de forma a poder concebê-la".

Bruno Cá acrescenta que "também visitamos os escritórios e departamentos técnicos (Departamento de Desenho, o Departamento Financeiro e o Departamento Logístico), nos quais são realizados os projetos. Esta empresa executa também todo o processo para solucionar um problema apresentado por um cliente, faz o projeto, a construção e a instalação".


De seguida, a visita foi à Empresa Aretec onde, segundo Vitor Alexandre "tivemos a possibilidade de ver exemplares de máquinas que lá são produzidas como foi o exemplo de uma máquina de aplicação de faróis (BMW) e uma que monta acessórios nos para-choques (RENAULT).
Empresa ETCI
Após visita às Empresas almoçámos no Lycée D'Enseignement Professionnel Jean Moulin, o almoço foi na escola profissional Jean Moiulin, onde, segundo Bruno Cá "fomos muito bem recebidos".
No início da tarde alunos e professores ouviram  uma breve explicação sobre a Fundação da Escola e suas instalações e foi-lhes dado a conhecer dois Polos que servem de apoio ao Curso de Manutenção Industrial, o primeiro para o 1º ano e que é constituído por Calandras, Guilhotinas, Quinadeiras, Máquina de corte por plasma CNC, seis tornos mecânicas, três máquinas de furar, doze postos de soldadura e doze máquinas de soldadura a Eletrodo, MIG/MAG e TIG).
Segundo Vitor Alexandre, "aquando da visita a este Pólo alguns alunos (Leonardo Pires (Serralharia Civil); Carlos Baptista (Manutenção Industrial) e Adamaira Alves (Manutenção Industrial)) foram chamados pelo Professor do Lycée para soldarem aço na posição horizontal canto interior (PB) pelo processo de soldadura MIG/MAG os quais se saíram muito bem, tendo o Professor do Lycée ficado bastante admirado com a qualidade das soldaduras dos alunos.

De seguida visitaram o Polo para os alunos do segundo e terceiro anos dedicado à Automação, Hidráulica e Pneumática, onde  foram apresentadas algumas maquetes que representam simulação de equipamentos reais. Por último visitaram uma sala onde tiveram a possibilidade de ver um simulador de soldadura e onde os alunos e professores puderam experimentar este novo conceito em soldadura.

Na opinião do Diretor de Curso, "estas visitas muito proveitosas e enriquecedoras para os alunos e professores. Sem dúvida que é muito importante podermos verificar as diferenças ao nível do ensino e das Empresas relativamente ao nosso País".
________________________________________________

5ºDia - 29 de janeiro (quinta-feira)

Hoje o dia foi dedicado à visita ao Lycée Professionnel René Cassin, que permitiu aos alunos e formadores o conhecimento do ensino profissional francês e à cidade de Lille.

Relato de viagem feito pelo docente/formador Carlos Carreira:
"O dia 29 de janeiro, o dia começou cedo, pequeno-almoço por volta das 7:30 para rumar ao Lyceé Profissionnel René Cassin, onde chegamos por volta das 9:30. Aqui  fomos recebidos pelo Mr. Noel e pela Sra. Paula, uma senhora com origens portuguesas que foi muito importante para a interligação. O Mr. Noel começou por fazer uma apresentação do modelo educativo Francês,  enquadrando enquadrou os cursos que são lecionados na escola e de seguida passamos à vista das instalações.
A escola, vocacionada e equipada para cursos na área da construção civil, nomeadamente pedreiro, ladrilhador, pintor, carpinteiro e técnico de climatização, está dividida em vários pavilhões, cada um afeto a um curso. Deve-se realçar as excelentes instalações, principalmente os pavilhões de carpintaria e de climatização. Outra observação importante é o facto de as empresas da região contribuírem com a maioria dos materiais de consumo e desgaste necessários para o decorrer das formações. Durante a tarde, e aproveitando uma oportuna abertura das nuvens, visitamos o centro de Lille. Para terminar o dia ainda fomos contemplados com uns flocos de neve, que despertaram a alegria dos nossos queridos alunos"

 Alexia Nabian, aluna do 11º ano deTMI, faz assim o relato deste dia muito bem passado.
"Após a chegada ao Lycée P. René Cassin, fizemos uma visita guiada a todos os pavilhões da Escola, nomeadamente de todas as áreas de formação: construção civil, pintura, carpintaria, aplicação de azulejos, climatização e frio. 
Depois  fomos almoçar na cantina da Escola e posteriormente  fomos ver uns pavilhões novos que ainda estão em construção. Tivemos ainda a oportunidade de visitar um espaço destinado a um ginásio. Por fim, foi feita a despedida por parte da Direção da Escola e de uma portuguesa (D. Paula) que também acompanhou a visita, no auditório da escola. 
Da parte da tarde, fomos visitar a cidade de Lille. Passeamos no centro da cidade e tirámos muitas fotografias. Foi muito divertido, embora estivesse muito frio."


Também Alifer Robalo, aluno do 11º TMI, nos fez chegar o seu relato de viagem, confessando o seguinte " a visita  a esta escola foi muito importante para mim, porque vi vários tipos de máquinas. O ensino Francês é muito bom e muito parecido com o ensino Português.

Aqui tive também a oportunidade de ver diversos equipamentos de frio e climatização, bem como da área da pintura, construção civil e carpintaria. Foi uma visita muito interessante."
_________________________________
___
4ºDia- 28 de janeiro de 2015 (quarta-feira)
Hoje o programa foi inteiramente cultural com a visita ao Museu do Louvre, inaugurado em dezembro de 2012, e situado numa antiga área mineira da localidade de Lens, no Norte de França. Trata-se de um edifício novo e apresenta parte dos fundos permanentes do Louvre de Paris. Este museu de vidro e de luz, virado para o futuro, e com uma arquitetura contemporânea, reúne as coleções mais prestigiosas do Louvre
Hoje visitamos os 120 metros de comprimento da Galeria do tempo, onde cerca de 250 obras do Louvre são renovadas regularmente, e estão apresentadas por ordem cronológica.

Na opinião do aluno Frederico Almeida, do 11ºano de TMI, "na visita ao museu do Louvre, em Lens, tivemos a oportunidade de ver vários tipos de obras de arte. Começamos por ver a galeria sobre animais e dos faraós. Depois avançámos para ver outras obras de arte, que vão desde 3500A.C. a 2000D.C. Muitas dessas obras deram origem às culturas e religiões que agora existem.

Também o aluno Nuno Pedreiras, do 11º ano deTMI, manifestou a sua opinião em relação a este dia, deixando o seguinte testemunho: " Depois da chegada ao museu do Louvre, em Lens, dirigimo-nos à entrada.Na entrada do museu, fizemos o check-in, onde fomos revistados e levantamos os guias portáteis.Iniciamos a visita à exposição temporária, com a visita à exposição dos animais embalsamados, esculturas e peças de arte do antigo Egito. Após termos visto a exposição temporária, passamos para a exposição permanente. Aqui estavam presentes peças de arte de várias civilizações, entre os anos de 3500 A.C. e 2000 D.C. Entre elas encontram-se peças do antigo Egipto, Grécia antiga, cultura Romana e algumas peças de alguns reinados europeus.
Eu gostei mais da cultura egípcia e o que me saltou à vista foram os restos de sarcófagos,  em madeira, pedra e Ouro. Segundo a tradição, o espírito do morto é levado para a terra dos mortos e, para tal era preciso que o morto pagasse as duas moedas de prata (que lhe eram postas nos olhos) ao banqueiro para passar para o outro lado. E só depois disso é que o morto poderia ser julgado para ver se merecia o paraíso".

Durante a visita, a imagem que mais se destacou foi a de um hipopótamo azul. A razão para os egípcios verem estes animais desta cor deve-se ao facto de ser a maneira como este povo os viam por causa do reflexo da água. Foi também por isso que eles pintaram plantas marítimas na escultura."



______________________________

3º Dia - 27 de janeiro (terça-feira)
Hoje o dia ficou marcado pela visita à Lycée Professionnel René Cassin

Segundo o formador/técnico Válter Vieira, esta feira, direcionada para a indústria, permitiu aos alunos o contacto com a realidade empresarial e as novas tecnologias na área.
Fechaduras de alta segurança, Scanners 3D, novos sistemas de visão artificial e postos de soldadura diferenciadores foram as inovações presentes no evento. Na maquinaria pesada, as CNC e as estações robotizadas foram as que mais cativaram a atenção pelo dinamismo e velocidades de funcionamento.

Na opinião de Carlos Baptista e Mário Fernando, alunos do 11ºano de TMI, “esta visita à expo foi muito interessante para o curso de Manutenção Industrial e essencial, pois ficámos a saber mais sobre a Manutenção de Máquinas e como fazer uma manutenção correta. A GAYANT Expo é uma feira em que mostra tudo sobre a maquinação, peças de pequenas e grandes dimensões. Apesar de haver poucas empresas que falam português, sempre acabamos por perceber o que faziam, o preço praticado e o tipo de maquinação usado, já que as suas amostras e explicações eram muito claras.
Amanhã continuamos a visita, rumo a Lens."

Continuem a acompanhar o álbum de fotos no facebook
_________________________________________________

Depois de termos dado as primeiras informações sobre a Visita de Estudo a França, dos alunos do 11º do Curso Técnico de Manutenção Industrial e do 2º ano de Serralharia Civil (25 de janeiro a 01 de fevereiro, de 2015), segue-se agora um Diário de Viagem para que possamos acompanhar esta aventura, mesmo estando longe.
Viagem de partida- 25 de janeiro de 2015
1º Dia- 25 de janeiro, de 2015 (domingo)
15:00 - Concentração na EPADRV
15:30 – Saída da EPADRV em direção a Douai, França, com breve passagem pelo Forte da Barra, para apanhar alguns aluno aí residentes.

2º Dia – 26 de janeiro (segunda-feira)
16:30 – Chegada a Douai, ao Hotel Cerise (25 horas de viagem)
Durante a viagem de cerca de +/-1800KMs, além das paragens de descanso e pequenas refeições, foram efetuadas outras paragens, nomeadamente em Espanha (Estação de serviço do Suco) para jantar, e já em França, perto de Bordeaux, para almoçar.
De ressalvar o espirito de sacrifício e vontade em colaborar dos alunos, mesmo sendo uma viagem muito cansativa. Sempre souberam compreender e acatar as instruções/indicações dos Professores/Técnicos.
De salientar também o convívio e espirito de partilha dos alunos durante as refeições, pois todos partilharam o que traziam, o que acentuou os momentos de convívio e de boa disposição.
À chegada ao Hotel Cirese, em Douai, fomos muito bem recebidos e acomodados. (foto do quarto-tipo)
Alunos do 11ºTMI
Alunos do 2ºano de SC
O Jantar foi realizado num restaurante junto do Hotel, onde fomos muito bem recebidos e tratados.
Ementa:
- Buffet de Entradas
- Esparguete à Bolonhesa´
- Tarte Flan
- Águas/Sumos
- Café

22:00 – Recolher

Balanço final: Todos os participantes demonstraram estar bastante empenhados, para eu tudo corra bem.  Estão todos muito felizes e ansiosos para que cheguem as visitas.
Há ainda que salientar um momento que de alguma forma merece destaque:
Por voltas das 04:00 da madrugada quando passávamos aos Pirineus, um dos motoristas colocou no rádio uma musica portuguesa “ Cinderela- Carlos Paião”, depressa todo o autocarro começou a cantar. Perante este gesto, o motorista passou uma série de temas musicais portugueses e, a partir deste momento, todos cantaram a uma só vós todas as músicas até ao final do dia (ou da noite….)!

Acompanhem o álbum de fotos na nossa página do facebook

Sem comentários: