11 de julho de 2014

Isabel Alçada na EPADRV



 

Ontem, 10 de julho, a EPADRV foi o palco do I Encontro de Voluntários da Leitura dos concelhos de Mira, Vagos,  Ílhavo, Aveiro, Murtosa e Ovar  que contou com a presença da dra Isabel Alçada, sua fundadora e coordenadora. O encontro, organizado pelo coordenador interconcelhio da Rede de Bibliotecas Escolares, José Saro, começou com as boas vindas proferidas pelo nosso Diretor ,dr Fernando Santos. Seguiu-se-lhe , uma palestra conduzida por Isabel Alçada, ela própria também voluntária da leitura, traçando as linhas essenciais da missão e objetivos do voluntariado da leitura e fazendo um ponto da situação quanto ao número de instituições e voluntários que aderiram ao projeto. Deu ainda a vários estudos nacionais e internacionais que, segundo ela, provam uma evolução muita positiva na última década nos níveis de literacia dos nossos alunos e que resultam de estratégias educativas e de projetos em torno da leitura, como o PNL e a Rede de Bibliotecas Escolares. 


De seguida, vários voluntários tiveram oportunidade de partilhar as suas experiências pessoais, mostrando que não há limites para a criatividade e inovação quando se fala de leitura.
 Houve ainda tempo para uma visita  guiada à escola, conduzida pelo nosso diretor. A ex-ministra manifestou a sua agradável surpresa pelo conjunto de valências de qualidade que a escola dispõe para proporcionar uma formação verdadeiramente profissionalizante e por ter sido informada da cooperação que existe entre a EPADRV e outras instituições locais, nacionais e internacionais. Durante o  périplo pela escola, Isabel Alçada teve oportunidade de visitar o Polo de Bovinos Leiteiros, Parque Pedagógico, Polo Tecnológico, Polo de Formação Equestre, Biblioteca Escolar, terminando a visita no Polo de Restauração, onde decorreu o almoço convívio, confecionado e servido  pelos técnicos e alunos estagiários do curso de Restauração desta escola.

Sem comentários: