5 de abril de 2012

CoastWatch: Proteger, Promover, Sensibilizar



No dia 23 de março, o Clube do Ambiente, representado pelos professores Álvaro Marques, Ana Martins, Mónica Sopas e pela Engenheira Isabel Rosado, da Câmara Municipal de Vagos, orientaram o Projeto CoastWatch, que contou com a participação de alunos das turmas Técnico de Restauração-10º B, 2º CEF - TDE.

Foram percorridos cinco quilómetros, entre a Gafanha da Boa Hora e o Areão, com uma paragem em cada quinhentos metros. No final de cada etapa foram preenchidos formulários onde ficaram registados os dados relativos à quantidade de resíduos encontrados, como por exemplo, plástico, vidro e metal.

Após alguns esclarecimentos da Engenheira Isabel Rosado, certos alunos ficaram ainda incumbidos da tarefa de registar o tipo e a quantidade de aves avistadas, bem como elementos relativos à fauna e à flora.

Com a concretização deste projeto, os alunos ficaram mais sensibilizados para a necessidade urgente de adotar atitudes e comportamentos, que visem a preservação do meio ambiente, pois alguns deles demonstraram o seu espanto perante a situação que encontraram, exclamando: “Só quando andamos diretamente no terreno é que conseguimos ter a noção da quantidade de lixo que se encontra”. Por esta razão, este projeto é uma mais valia para a consciencialização dos problemas ambientais, devendo ter continuidade.

Mónica Sopas e Álvaro Marques

Sem comentários: